========================================
Destaque Tecnológico
========================================
Chega a uma certa altura do ano, com o avanço da tecnologia e das aplicações, que alguns smartphones antigos passam a deixar de suportar algumas aplicações e, muitas das vezes, até a própria fabricante não aplica mais atualizações nos seus hardwares mais antigos, como foi o recente caso da XIAOMI, que na última lista de dispositivos sem suporte oficial, de 26 de dezembro, adicionou cinco modelos das marcas Redmi e POCO.
O WhatsApp também deixou de funcionar em determinados dispositivos iPhones e Android mais antigos, visto que a empresa aumentou os requisitos para o seu aplicativo, que agora seriam de ter, no mínimo, o Android 5.0 Lollipop ou o iOS 12. O histórico de descontinuar o suporte para dispositivos mais antigos é algo que o Meta faz rotineiramente com o WhatsApp. O prazo expirou no último dia do ano e as pessoas que têm estes dispositivos mais antigos já não poderão utilizar o WhatsApp. É importante ressaltar que estes dispositivos já não recebem as atualizações de segurança mais recentes há tempos. Através da hiperligação www.alecsander.pt/cf/3 pode consultar a lista dos dispositivos em que o WhatsApp deixou de funcionar.
========================================
Byte Notícias
========================================
TikTok
O TikTok lançou, no início de novembro, de forma discreta, um recurso de comércio eletrónico nos EUA, via TikTok Shop. Este recurso permite que os utilizadores comprem produtos diretamente por meio da aplicação TikTok enquanto assistem a vídeos de produtos e apresentações de influenciadores. A plataforma está a experimentar lojas online e vídeos de compra para aprimorar a experiência do cliente em compras ao vivo.
Coinbase
As ações da Coinbase (COIN) caíram para uma baixa histórica de 32,40 dólares por ação, caindo 6% nos últimos cinco dias do ano. A ação ainda se recuperou um pouco e esteve a ser negociada a 32,65 dólares no pré-mercado. Isso encerra o que foi um 2022 brutal para os investidores da Coinbase, com as ações da empresa caindo quase 87% ao longo do ano e mais de 23,19% apenas no mês passado.
Solana
A SOL perdeu na última semana do ano cerca de 20% de seu valor, sendo negociada a 7,66 euros. Esteve a ser negociada na casa de um dígito pela primeira vez desde fevereiro de 2021, sendo que, em 3 de janeiro de 2022, estava a ser negociada na casa dos 155 euros. No início deste ano, mais precisamente no dia 02 de janeiro, obteve uma valorização de 12%, atingindo o valor de 10,59€. Para que a SOL se recupere, provavelmente terá de se livrar da sua associação com a Bankman-Fried, que investiu pesadamente na SOL e apoiou os projetos da Solana com acordos de risco FTX e criação de mercado da Alameda Research.
Meta
A Meta, dona do Facebook, concordou em pagar 725 milhões de dólares para encerrar uma ação legal sobre uma violação de dados ligada à consultoria política Cambridge Analytica. A longa disputa acusou a gigante da mídia social de permitir que terceiros, incluindo a empresa britânica, acedam aos dados pessoais dos usuários do Facebook. A quantia proposta é a maior numa ação coletiva de privacidade de dados nos Estados Unidos.
========================================
Reações
========================================
Musk já havia exigido o trabalho e as reuniões presenciais, porém, quem o for visitar para reuniões, além de ser instruído a não falar antes de Musk, geralmente espera mais de uma hora para a reunião. E o que é ainda mais peculiar, é que Musk às vezes assiste a vídeos do YouTube durante as reuniões.
A foto de um ovo (‘Egg Gang’), tinha o recorde no Instagram com mais de 58,7 milhões de likes, mas foi ultrapassada pela foto de Leonel Messi levantando a taça do Campeonato do Mundo da FIFA 2022, com mais de 74 milhões de likes. A foto de Messi na cama com a taça em terceiro.