========================================
DESTAQUE TECNOLÓGICO
========================================
E na semana passada, mais precisamente a 10 de janeiro de 2023, acabou, de forma oficial, o fim do suporte para o Windows 8.1. Este fim de suporte aplica-se a todas as edições, incluindo Windows 8.1 Home, Pro e Enterprise.
É claro que o utilizador pode continuar a manter esta versão do sistema operativo da Microsoft, porém, assim como ocorre com as versões antigas, a empresa norte-americana não oferecerá mais suporte, ou seja, os dispositivos que executam o Windows 8.1 estarão mais expostos a riscos de segurança e problemas de compatibilidade. A Microsoft não vai proceder da mesma forma que fez com o Windows 7, quando forneceu um suporte adicional para clientes corporativos apenas por meio do programa Extended Security Update (ESU), mediante o pagamento de uma taxa. Pode ser que a Microsoft ofereça algumas atualizações adicionais durante um período de carência se uma vulnerabilidade crítica for encontrada, mas isso não é garantido.
Oficialmente, a Microsoft não oferece suporte para efetuar uma atualização gratuita para o Windows 10 (ou 11), mas a chave de produto do Windows 8.1 provavelmente funcionará para ativar o Windows 11 ou 10.
========================================
BYTE NOTÍCIAS
========================================
O WhatsApp está a testar um novo recurso que permitirá aos utilizadores migrarem o histórico de ‘bate-papo’ de um telefone Android para outro. Embora o WhatsApp tenha permitido que as pessoas mudassem facilmente de um telefone Android para um iPhone, mantendo seu histórico de ‘bate-papo’ por algum tempo, a capacidade de fazer isso entre telefones Android infelizmente não existe.
IPHONE
A Bloomberg informou que a Apple está a promover a produção interna de chips de comunicação Wi-Fi e Bluetooth instalados em seu principal produto, o iPhone, e está tentando romper com os chips fabricados pela gigante dos semicondutores Broadcom. Ainda de acordo com relatórios da Bloomberg, a Apple planeja começar a instalar os seus próprios chips de comunicação Wi-Fi e Bluetooth em dispositivos em 2025.
MICROSOFT
Os pesquisadores da Microsoft anunciaram um novo modelo de IA de conversão de texto em fala chamado VALL-E, que pode simular de perto a voz de uma pessoa quando recebe uma amostra de áudio de três segundos. Depois de aprender uma voz específica, o VALL-E pode sintetizar o áudio dessa pessoa dizendo qualquer coisa - e fazê-lo de uma forma que tenta preservar o tom emocional do locutor. Os seus criadores especulam que o VALL-E pode ser utilizado para aplicações de conversão de texto em fala de alta qualidade.
APPLE
A Apple admitiu que o iPhone 14 Pro Max pode ter um problema que tem dado que falar aos fãs da marca. A falha gera linhas horizontais coloridas que ficam a piscar no ecrã do aparelho, principalmente quando o smartphone está a ser desligado. As reportagens surgiram na web há cerca de um mês, mas somente na sexta-feira passada, dia 13/01, a empresa divulgou um memorando interno sobre o assunto. Apesar de ainda não ter uma resposta definitiva para os utilizadores, no texto, a Apple reconhece que o bug existe e que está a investigar a origem.
========================================
REAÇÕES
========================================
Num mundo onde a Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se cada vez mais prevalente, será cada vez mais crucial identificar se um texto foi criado po IA. O recém-criado GPT-Zero (www.alecsander.pt/cf/7) consegue detectar se um texto foi gerado por IA, e já foi batizado como o antídoto para o ChatGPT.
O ChatGPT, em menos de uma semana, bateu a marca de um milhão de utilizadores e, também, apresentou-se como o próximo grande disruptor do setor de mecanismo de busca, pois fornece informações claras ao invés de hiperligações. E parece que a Google já acendeu o "alerta vermelho".