‘A Vida é Melhor Quando é Doce’ andou pela Viagem Medieval à procura de bons doces. Encontramos mais do que a boca (ou estômago) conseguiram aguentar. Aqui ficam alguns (excelentes) exemplares…
Açúcar e Afecto
Pão-de-Ló de Ovar
Pão-de-Ló de Ovar Cardoso Genuíno
Indispensável, para os fãs de ovos-moles, comer um Pão-de-ló de Ovar na Viagem Medieval. Fofo e húmido, com recheio abundante, vende-se em vários tamanhos, sendo o mais pequeno ideal para saborear o doce e ficar satisfeito, sem sobrecarregar o paladar.
Toucinho do Céu
Renascer
O Toucinho do Céu do Renacer é um pequeno pecado. Imcomparável no sabor, é dos poucos toucinhos que conseguimos comer até ao fim. Normalmente, são excessivamente doces mas este – pela sua composição que inclui farinha de amêndoa e chila – come-se mesmo bem. O perigo, apesar da fatia ser generosa, é queremos repetir a dose. Ao lado da Fogaça, é o bolo que mais sai nesta barraca.
Tarte de nata
Bolinhos da Lú
A única barraca que oferece, num prato na bancada, a possibilidade de provar os vários bolos à venda. Uma ideia genial que permite constatar a qualidade das queijadas de leite mas ainda mais das Tartes de Nata. A massa é fofa e o recheio bastante saboroso, com o doce no ponto certo.
Regueifa doce
Delícias do Castelo
Costumam dizer que as aparências enganam, mas não é este o caso. A Regueifa Doce das Delícias do Castelo tem um aspecto incrível basta um pedacinho para ficarmos fãs. Fresquinha, fofa e a desfazer-se na boca, nota-se os bons ingredientes e confecção, colocando-a no top dos doces mais vendidos deste espaço.
Avelãs
Torradinhos
Os Torradinhos oferecem uma grande variedade de nozes caramelizadas à escolha, e um cone bastante generoso pelo preço, mas o que se destaca, definitivamente, são as avelãs. De si só uma das nozes mais saborosas, a cobertura eleva-as para um dos melhores doces desta Viagem Medieval.
Fitas de Carpinteiro
Fitas de Carpinteiro
Não ter as Fitas de Carpinteiro numa lista de doces sobre a Viagem Medieval é como ir a uma hamburgueria para comer uma salada, já dizem os sábios. Um dos mais – senão o mais – conhecido doce da Viagem leva farinha, água e manteiga e é “besuntado” com ovos moles quando servido.
Rosas Medievais
Rosas Medievais
Uma verdadeira obra de arte, muitas vezes até confundidas com artesanato, são as Rosas Medievais. Com massa folhada, açúcar, maçã e um pouco de canela em cima, estão disponíveis com recheio de puré de maçã, frutos silvestres e doce de ovos. Ideal para os fãs de doces de maçã.
Maçã do amor
Fruto do amor
Na barraca do Fruto do Amor há maçãs e morangos caramelizados. A maçã parece saída da história da Branca de Neve e lembra as feiras populares americanas. Com açúcar por fora, a sua textura é dura e o interior prima pelo sabor da fruta.