De paraíso em paraíso o Operador Quadrante acaba de realizar mais uma viagem de inspecção a um destino da sua vasta programação.
O minucioso trabalho de inspecção, efectuado por Sónia Morais, do departamento de reservas do Operador e gestora da programação na área geográfica entre a Polinésia e as ilhas das Caraíbas, resultou em aprovação do destino. Com distinção.
As Ilhas Cook encontram-se no centro do triângulo polinésio do Pacifico Sul. Formam um arquipélago composto por 15 ilhas, que se dividem em dois grupos distintos: A norte, encontramos seis pequenos atóis de origem coralina; e a sul oito ilhas de origem vulcânica. Rarotonga localizada no grupo sul é a maior e a mais populosa, com cerca de 15.000 habitantes e a sua cidade principal, Avarua é também a capital daquele país autónomo.
Por desfrutarem de um clima tropical, as ilhas são aprazíveis durante todo o ano. Dado que os meses de Junho a Outubro são os mais secos, apresentam-se como melhores datas para desfrutar da beleza do arquipélago, para quem não queira correr o ?risco? de ser surpreendido por uma chuvinha refrescante.
Como ir
Habitualmente, iniciamos a nossa viagem via Londres com destino a Avarua. São 23 horas de viagem, mas para quem não queira fazer um voo de tantas horas há sugestões para escalas muito interessantes, proporcionando visitas a Los Angeles, Tóquio, Auckland, Tahiti destinos fáceis de harmonizar com a vantagem de nos garantirem voos directos às Cook.
A opção da Sonia Morais foi Los Angeles, mas a verdadeira razão da nossa colega já era ?perder-se nas compras?, passear em Beverly Hills e, claro, ver o Passeio da Fama.
Visitada a cidade embarcamos para o nosso destino final, onde nos aguarda um dos Paraísos na Terra.
A ilha apresenta uma paisagem magnífica, idílica, bem justificando a definição de ?destino de sonho?, principalmente para quem não abdique de um merecido descanso, em estreito relacionamento com a natureza, entre montanha e mar.
O Te Manga é o ponto mais alto, com 652 metros acima do nível do mar. Coroa a ilha e apresenta um manto natural composto por uma floresta verde e densa, que contrasta com a brancura da areia numa lagoa de águas azul-turquesa que circunda toda a ilha como que a protegendo dos mistérios escondidos nas profundezas do Oceano Pacifico, fechado por uma tonalidade de azul-escuro.
Kia Orana
Mal desembarcamos somos presenteados com o sorriso e a boa disposição que são atributos naturais das gentes locais, que sabem tão bem receber quem os visita, com a famosa frase: ?kia Orana? (bem-vindo) no dialecto local.
De seguida, somos presenteados colares de flores perfumadas e uma bebida bem fresquinha, servida ao natural, num fruto típico daquelas paragens, o coco.
Desengane-se quem pense que se trata de um destino exclusivo ou reservado a casais, ou para luas-de-mel. A diversidade hoteleira é garantia de excelente acolhimento para todo o tipo de clientes: o turista à procura do seu pedaço do paraíso; casais em Lua-de-mel; Famílias?, todos vão encontrar um cantinho delicioso nas Ilhas Cook e viver umas férias inesquecíveis.
Rarotonga
Não faltará na vertente cultural visitas e momentos que nos proporcionam conhecimento sobre a ancestralidade daquele povo que tem origem na cultura polinésio-maori.
Para o apreciador da natureza, Rarortonga oferece uma densa floresta onde se escondem belos lagos de água fresca onde nos podemos refrescar durante ou após um passeio, garantindo-nos um contacto próximo com a fauna e a flora local.
Sempre próximo e assediando-nos para mergulhar e explorarmos as suas águas, o mar oferece-nos um sem-fim de actividades desportivas e divertimentos.
Inesquecíveis, são os passeios que nos levam próximos desses grandiosos seres que são as baleias, que por ali não são raridade. Para quem goste de explorar o fundo do mar, o mergulho com botija ou o simples snorkeling, dá-nos a possibilidade de conhecer a fauna marinha, sempre ricamente colorida e apresentando variados tipos de corais.
Os dias passam depressa e o adeus a Rarotonga acaba por aproximar-se mais rápido do que desejávamos. Em discussão, o nosso próximo destino: que ilha das Cook vamos visitar? Descubra num ?Sensações sem Fronteiras?!
BOAS FÉRIAS.
Para mais informações sobre este destino, ou organizar a sua viagem de sonho contacte o Operador Quadrante.
www.quandranteviagens.pt
Jorge de Andrade