Em 2015 ficará na história como o ano da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda universal, assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a implementar por todos os países, e que pressupõe a integração dos ODS nas políticas, processos e ações desenvolvidas nos planos nacional, regional e global.
A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.
O município de Santa Maria da Feira é o município mais populoso da região entre Douro e Vouga, constituído por 21 freguesias e três cidades. Face a esse contexto, acredito que é, e pode ser, mais catalisador do desenvolvimento desta região.
Começar a trabalhar e a integrar a rede de desenvolvimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável considero que é um caminho inevitável.
Uma das formas é a plataforma ODS local (https://odslocal.pt/) que assenta numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030 e que visa criar um movimento nacional ODS local a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial e contagiante. Nesta plataforma existem atualmente 88 municípios aderentes. O município de Santa Maria da Feira, de acordo com a pesquisa efetuada, não está nesta listagem.
Todas as forças vivas do Concelho, desde o cidadão, as associações, as freguesias, as ONG e todos os movimentos associativos com e sem fins lucrativos possuem um papel fulcral no desenvolvimento destes objetivos de desenvolvimento sustentável.
Urge o Município dar o primeiro passo neste sentido.