A atualização Windows 11 2022 Update (KB5017846), também conhecida como Windows 11 22H2, ou simplesmente 22H2, foi lançada no passado dia 20 de setembro e conta com algumas novidades, como, por exemplo, a inclusão de uma função que permite que os utilizadores cliquem com o botão direito do rato e puxem (arrastar e soltar) aplicações e ficheiro para dentro e/ou para fora da barra de tarefas. Uma outra novidade, para dispositivos sensíveis ao toque, é a inclusão de novos layouts. O recurso abordará utilizadores que tendem a ter muitas guias na borda abertas ao mesmo tempo para poder usá-las de forma produtiva. As guias de borda também podem ser encaixadas lado a lado. O recurso também pode ser utilizado por meio do toque do dedo para organizar as janelas com mais facilidade.
Nem tudo é um mar de rosas
Sim, é isto mesmo. Algumas pessoas estão a informar que não conseguem atualizar o Windows 11 para a nova atualização. Das que já conseguiram atualizar, algumas informam que passaram a ter constrangimentos com certos hardwares da NVidia, enquanto outras tantas informaram ter problemas em certos computadores com drivers de áudio da Intel. Nestes casos tem ocorrido o famoso BSODs (Blue Screen Of Death – Ecrã azul da morte). Devido a estes diversos constrangimentos, existem rumores de que a Microsoft efetuou um bloqueio na atualização da versão 22H2. Um destes rumores podemos ler no artigo de Mayank Parmar. Em seu artigo ‘Microsoft is blocking Windows 11 22H2 on some Intel PCs due to BSODs’, que poderá ser consultado através da hiperligação https://www.windowslatest.com/2022/09/27/microsoft-is-blocking-windows-11-22h2-on-some-intel-pcs-due-to-bsods/, Parmar informa que devido ao problema de incompatibilidade com os drivers de áudio Intel SST, que veio a causar um bloqueio dos computadores afetados com um erro de ecrã azul da morte, a Microsoft confirmou que os utilizadores que poderão ser afetados por este problema não terão permissão para instalar a versão 22H2.
Microsoft
No portal da Microsoft (https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/release-health/status-windows-11-22H2) a empresa informa que "ofereceremos uma distribuição em fases e você poderá acessar a primeira atualização principal para Windows 11 via Windows Update quando os dados mostrarem que seu dispositivo está pronto. Nosso objetivo é fornecer uma experiência de atualização de alta qualidade e, ao monitorar sinais de qualidade nas primeiras semanas da distribuição, aumentaremos a disponibilidade da oferta. Os usuários com dispositivos qualificados que executam o Windows 11, versão 21H2 que estejam interessados em experimentar a atualização mais recente de recursos, podem optar por fazer isso abrindo as Configurações do Windows Update e selecionando Verificar se há atualizações. Quando a atualização estiver pronta para seu dispositivo, você verá a opção de baixar e instalar. Para obter mais informações sobre a experiência de atualização de 2022 para Windows 11 dispositivos.".
Podemos ler, ainda, mais abaixo com o título ‘Problemas conhecidos’, a informação sobre os problemas de compatibilidade com drivers do Intel Smart Sound Technology e Windows 11 que podem causar um erro com uma tela azul.
Só resta esperar (e muito), antes de atualizar, para ver.