Já abordamos, em alguns artigos sobre, sobre as redes sociais. Mas o que exatamente são as redes sociais?
As redes sociais são páginas web, ou aplicações, destinadas à uma comunidade de indivíduos que são conhecidos e/ou têm interesses em comum de forma que esses mantenham contato, permitindo que partilhem informações por meio de canais públicos ou privados. Claro que as pessoas poderão não ser necessariamente conhecidas no mundo real e passarem a se conhecer no mundo virtual. E não são só as pessoas que "habitam" as redes sociais. As empresas estão cada vez mais "entranhadas" nas redes, de forma a captar cada vez mais seguidores (ou seriam consumidores?). Tanto pessoas quanto empresas utilizam as plataformas sociais mais populares, como o Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter. No entanto, existem muitas outras redes sociais espalhadas pelo mundo, como vimos no artigo da primeira edição de março de 2022.
REDES SOCIAIS MAIS USADAS
Você já deve conhecer as redes sociais mais populares, e, se for o seu caso, pode ser que seja utilizador de uma, ou mais de uma, delas. O que pode não saber é que, segundo a Statista (https://www.statista.com), em 2022 existem 4,59 mil milhões de contas de utilizadores e a previsão é que este número chegue próximo aos 6 mil milhões em 2027. Evidente que existem pessoas que estão em mais de uma rede social e, tantas outras, utilizam mais de uma conta em uma mesma rede social. Em Portugal, estima-se que cerca de 6 milhões de contas de utilizadores, ou seja, mais de metade do total da população. Mas como estarão distribuidas estas pessoas pelas redes sociais?
O Facebook é a plataforma líder com mais de 2,94 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, e não precisa de muitas apresentações.
Apesar de alguns não a considerarem como uma rede social, o alcance YouTube é de 2,48 mil milhões de utilizadores. Mesmo que não pareça, o YouTube é uma das plataformas mais utilizadas pelos internautas. Os concorrentes do YouTube já perceberam que os vídeos são uma clara fonte de atração e, por isto, estão a criar plataformas para concorrer com a empresa do Google. Entretanto, o YouTube lançou uma nova aplicação para que o utilizador possa efetuar download de vídeos e assisti-los a qualquer hora, em qualquer lugar: YouTube Go.
O número de utilizadores do Instagram atualmente é de cerca de 1,4 mil milhões de utilizadores, que o torna uma das redes sociais mais populares do planeta.
O TikTok tem cerca de mil milhões de utilizadores. A app de criação de vídeos curtos com músicas de fundo, que acabou por se tornar um enorme sucesso entre jovens, é uma verdadeira fábrica de memes.
Embora seja focada no mundo profissional, o LinkedIn, a maior e mais bem-sucedida rede profissional, é outra das plataformas sociais mais utilizadas, com cerca de 830 milhões de membros e com mais de 58 milhões de empresas registadas.
O Sina Weibo, assim como o Twitter, que vamos ver a seguir, é um microblog chinês que conta com cerca de 573 milhões de utilizadores.
O Twitter vem mantendo os cerca de 430 milhões de utilizadores.
O WhatsApp, apesar de ter pelo menos 2 mil milhões de utilizadores ativos mensais, é uma aplicação de mensagens instantâneas, e, por este motivo, não é considerada uma rede social.
Todos estes números provêm de informações obtidas do relatório da Global Digital Report, de julho de 2022 (https://datareportal.com/reports/digital-2022-july-global-statshot).