Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Esta é sem dúvida das palavras mais usadas durante todos estes anos de governação PSD em Santa Maria da Feira. Enumeras são as estratégias mediaticamente apresentadas: Estratégia económica, estratégia social, estratégia ambiental, estratégia na saúde, estratégia na educação... um Concelho cheio de estratégias ou conforme diz a definição: estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
O objetivo específico é manter o poder. Os estratagemas é a falta de uma estratégia global para a Feira. Ou seja: não temos uma aposta forte em três ou quatro áreas. Em Santa Maria da Feira dá-se umas pinceladas em todo o lado e sem um rumo definido. Pinceladas com o objetivo de agradar a todos, controlar todos e manter o tal objetivo específico.
A esmagadora maioria das vezes andamos em modas: Elaboramos um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. É um nome pomposo, fica bem e cabe na gaveta.
Elaborámos uma rede de ciclovias, feitas de retalhos e pouco seguras.
Criámos o pleno emprego e uma economia de topo, como se a Feira não estivesse dependente do resto do país e da conjuntura.
Uma estratégia tenho a certeza que a Feira lidera: a estratégia da propaganda. O momento mais alto é sem dúvida o momento em que se afirma que a estratégia seguida por cá no combate à pandemia Covid-19 foi copiada pelo Estado Central. Que vieram cá técnicos aprender com a Feira.
Conforme já aqui referi há umas semana, está também em movimento a estratégia de passar o poder sem eleições.
Em Terras de Santa Maria da Feira vivemos entre estratégias e estratagemas. Infelizmente os estratagemas são muito maiores que as estratégias e dão muitos mais votos.