Poderia estar aqui em reflexões sobre os motivos da agressão russa à Ucrânia. Estaria aqui a revisitar a história da URSS e o seu desmembramento. Poderia estar a refletir sobre o saudosismo de Putin pela grande Rússia, que tudo dominava e dirigia do Kremlin.
No entanto, o que mais me preocupa é o saudosismo de impérios que mataram milhões e que pelos vistos, graças a essa saudade, estão a tentar meter mais uns milhões na lista de atrocidades.
Hoje vemos bombardeamentos a civis e às suas casas. Vemos um regime que parte da premissa de ajuda a supostas províncias separatistas para um ataque bárbaro a um país soberano.
Por cá assistimos coisas absolutamente lamentáveis. Vemos em Portugal um Partido que continua a sonhar com a grande pátria comunista. Um partido que se advoga como o grande lutador contra o antigo regime ditatorial e hoje é um vassalo de um indivíduo perigosíssimo e com armas nucleares.
Mas temos de dar o nome a quem temos de dar: PCP. Um partido que defende esta invasão baseada numa suposta agressão da NATO ou provocação ao colocarem tropas perto das suas fronteiras. Um ataque do imperialismo ocidental e aos valores da grande mãe Rússia.
Por cá, na Assembleia Municipal, o PCP manteve o discurso: a culpa é da NATO. Infelizmente, mas mesmo muito infelizmente, votou contra os votos de condenação ao ataque da Rússia.
O Partido Comunista isolou-se do resto da Assembleia Municipal e isolou-se de uma realidade que está a acontecer. Isolou-se em clichês, frases feitas revisitando slogans do século passado. Isolou-se do futuro agarrado a um passado que deveria ter ficado no passado.
P.S. Poderia também analisar a posição do Bloco de Esquerda, mas isso obrigar-me-ia a um enorme exercício de reflexão, que ia me deixar de rastos. Sim, desde o início o Bloco já disse uma coisa e o seu contrário. Já ouvimos diferentes coisas vindas do BE e dos seus dirigentes, que é difícil perceber algo. Aliás, a última que eu ouvi foi a afirmação que a direita em Portugal suportou financeiramente os oligarcas russos através dos ‘vistos gold’ e assim contribuíram para esta guerra. Atenção que isto não é piada.