Nos últimos 15 anos, milhares de milhões de pessoas recorreram ao Google Earth em busca de paisagens inspiradoras do nosso planeta a partir de inúmeros locais. Desde o lançamento do Google Earth, que a Google tem vindo a concentrar-se na criação de uma réplica do mundo em 3D, que reflita o nosso planeta em detalhes magníficos com recursos.
Agora é possível ver o nosso planeta numa dimensão totalmente nova - o tempo, já que o Google adicionou um novo recurso de Timelapse 3D em sua plataforma Google Earth, permitindo, assim, aos utilizadores voltar no tempo e ver como o mundo mudou ao longo de várias décadas. O recurso, que é considerado como a maior atualização da aplicação Google Earth desde 2017, permite aos utilizadores navegar por diferentes lugares do globo, como, por exemplo, o recuo das geleiras junto com o aquecimento global, ou o desmatamento da Amazônia ao longo do tempo.
A gigante das buscas diz que o novo recurso, que utiliza 24 milhões de imagens de satélite dos últimos 37 anos (desde 1984) para permitir que as pessoas percorram o tempo numa experiência interativa em 4D, tem como objetivo fornecer um contexto sobre a forma de deterioração da Terra. "Até onde sabemos, o Timelapse no Google Earth é o maior vídeo do planeta, do nosso planeta", diz o Google em seu blog. Vinculá-lo para fazer uma experiência 4D mostrando o desdobramento do tempo e mostrando quase quatro décadas de mudança planetária exigiu 20 petabytes de imagens de satélite, combinados para criar um vídeo de 4,4 terapixels (4,4 milhões de megapixels) cobrindo cada canto da terra. Isso equivale a 530.000 vídeos em resolução 4K. Uma enorme quantidade de tempo e recursos foram investidos no projeto, pois demorou mais de dois milhões de horas de processamento. Este contou com a ajuda de milhares de máquinas no Google Cloud. A Google também diz que "toda esta computação foi realizada dentro dos nossos data centers neutros em carbono e com 100% de energias renováveis que fazem parte dos nossos compromissos de ajudar a construir um futuro livre de carbono.". Mas para contar com tantas imagens e informações no Timelapse do Google Earth, só foi possível graças a colaboração entre Google, US Geological Survey, a Agência Espacial Europeia, a Comissão Europeia e a NASA.
Para explorar o Timelapse no Google Earth, clique em g.co/Timelapse e utilize a barra de pesquisa para escolher qualquer lugar do planeta onde deseja ver o tempo em movimento. Também poderá abrir o Google Earth e clicar no leme para encontrar o Timelapse em Voyager, a plataforma de storytelling da Google, para viagens interativas guiadas. Também carregámos mais de 800 vídeos Timelapse em 2D e 3D para uso público em g.co/TimelapseVideos. O utilizador pode selecionar qualquer vídeo que deseje, tal como um vídeo MP4 pronto para assistir ou sentar-se e assistir aos vídeos no YouTube. De governos e investigadores a publishers, professores e advogados, estamos entusiasmados em ver como as pessoas vão utilizar o Timelapse no Google Earth de forma a esclarecerem as questões importantes que o nosso planeta e sociedade enfrentam, já que a Google vê esta ferramenta como uma forma para avaliar a saúde e o bem-estar da Terra e para "educar e inspirar ações".
Ao utilizar o Google Earth e ter uma visão de satélite das mudanças que estão a acontecer na Terra, ajudará o público em geral a testemunhar o impacto das mudanças climáticas diretamente de suas casas.