A pandemia gerada pela doença Covid-19, criou uma época em que a interação humana tornou-se limitada.
O filósofo grego Aristóteles (384-322 A.C.), afirmava que nós, seres humanos, vivemos organizados em coletividades pelo facto de haver na natureza humana uma tendência a viver em sociedade e que, ao realizar esta inclinação, o homem realiza o seu próprio bem. Ainda com base no estudo de Aristóteles, a utilização das redes sociais, estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento do personagem do tipo que o filósofo grego especificamente chama de característica das melhores amizades: tanto a valorização do personagem existente quanto o papel desempenhado por amigos na modelagem, crítica e oferta de feedback que molda o desenvolvimento de um amigo.
Assim, pela necessidade de nos mantermos conectados uns com os outros e sentirmos um senso de comunidade, a pandemia fez aumentar a utilização das redes sociais, fazendo com que nós, utilizadores, acedêssemos às diversas plataformas existentes como Facebook, Instagram e Twitter e também utilizássemos as recentes, como por exemplo o TikTok.
Mas estar presente em diversas em todas as redes sociais não é fácil. A obsessão por utilizar uma rede social é tanta, que o "stress" pode ser monumental, e pode acarretar a este utilizador uma "doença", que é gerada pela mórbida sensação de estar a perder algo que ocorra no meio das redes digitais, também conhecida como FOMO (sigla em inglês para fear of missing out).
GRAVVITY
Uma nova aplicação da GRAVVITY, empresa canadiana sediada em Toronto, que tem Jerry Chien como cofundador e CEO, já está a ser chamada de AIRBNB das Redes Sociais.
A aplicação visa colocar o utilizador de volta ao controlo de seu feed de notícias sem ter de ver anúncios, possibilitando, ainda, que este tenha a possibilidade de controlar que tipo de conteúdo pretende ver em seu feed de notícias. Essencialmente, a plataforma é uma aplicação de bate-papo que atua como um hub (concentrador) das redes sociais das quais o utilizador faz parte. Com isto, os clientes da GRAVVITY podem configurar o feed da aplicação para ver todos os seus feeds das redes sociais em um só lugar, em vez de folhear todos as aplicações para obter as informações de que precisam. Desta forma, a empresa visa corrigir as falhas das atuais plataformas de redes sociais, de forma a fornecer um feed de notícias mais saudável e feliz.
Além disto, se os utilizadores quiserem ver anúncios em seus feeds, podem definir em seu próprio feed um espaço, que será alugado aos anunciantes. Quem optar por ver anúncios e ofertas em seus feeds, vai receber uma remuneração da GRAVVITY.
MANIPULAÇÃO?
A missão da GRAVVITY, segundo a empresa Malvah, empresa que criou o design e a imagem corporativa da aplicação canadiana, "é ajustar as redes sociais, dando aos 3,8 mil milhões de utilizadores a capacidade de aproveitar os benefícios de estarem conectado sem serem explorados.", já que, ainda segundo a empresa, "as redes sociais foram projetadas para manipular as pessoas por seus dados e atenção, o que está a causar danos à saúde, privacidade, produtividade e relacionamentos das pessoas.".
A hiperligação da Gravvity é https://www.gravvity.ai/