Depois de tanto alarido, o WhatsApp está a repensar sua política de privacidade, mas esta atitude não está a impedir que outras aplicações de mensagens tirem proveito desta situação confusa que o Facebook criou. Milhões de pessoas já trocaram o WhatsApp em favor de seu rival Telegram.
O WhatsApp foi criado por Brian Acton e Jan Koum, ambos ex-funcionários do Yahoo!. Koum e Acton deixaram o Yahoo! em setembro de 2007, tiraram umas (largas) férias e logo que suas economias começaram a ficarem escassas, eles se candidataram a um emprego no Facebook, mas foram rejeitados.
A primeira versão, no início de 2009, não obteve muito sucesso, mas a versão 2.0, disponibilizada no final de agosto de 2009, começou a despertar interesse, pelo facto de os utilizadores não precisarem utilizar os SMS das empresas de telefonia móvel. Em 2014, já ultrapassava o SMS no envio de mensagens diárias.
Telegram
O Telegram foi criado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, que anteriormente fundaram a rede social russa VK, mas tiveram de deixar a empresa após sua aquisição pelo Grupo Mail.ru.
O Telegram tem um recurso de importação que permite transferir conversas de outros aplicativos de mensagens como WhatsApp, Line e KaKaoTalk por chat.
Números
Em outubro de 2020, segundo o site We Are Social (wearesocial.com), o WhatsApp contava com 2 mil milhões de utilizadores, enquanto o Telegram atingia a marca do 400 milhões. Entretanto, de acordo com Pavel Durov, fundador do Telegram, com sede em Dubai, o aplicativo adicionou 25 milhões de novos usuários em um período de apenas 72 horas no início deste ano. Isso ajudou a ultrapassar os 500 milhões de utilizadores registados.
Vantagens e desvantagens
O WhatsApp armazena, de seus utilizadores, as informações do dispositivo, dados de publicidade, histórico de compras, localização aproximada, número de telefone, endereço de email, contactos, dados de desempenho e diagnóstico e vários outros conteúdos relacionados com o utilizador. O Telegram, por outro lado, coleta informações limitadas sobre seus utilizadores, como o número de telefone, id do utilizador e informações de contacto.
Enquanto as mensagens no WhatsApp são criptografadas (E2E), as mensagens com backup na nuvem não são. O Telegram não oferece E2E, mas usa algo que a empresa chama de criptografia cliente-servidor.
No WhatsApp, podem ser enviados ficheiros de até 16 MB. Já no Telegram, o tamanho dos ficheiros é de 2 GB.
No WhatsApp, para aceder a aplicação em um desktop/portátil é necessário que a app esteja ativa e conectada no telemóvel. No Telegram, o utilizador efetua o login apenas uma vez com o auxílio do telemóvel e pode continuar conectado somente no navegador do desktop/portátil.
Você pode escolher entre as duas, mas ainda existem outras aplicações como o Signal e o Discord. Os mais jovens, principalmente os que jogam online, utilizam o Discord que, com base nos dados da Statista (statista.com), passou dos 45 milhões de utilizadores em maio de 2017 para 300 milhões em junho de 2020.
---