Na qualidade de Membro eleito da Assembleia de Freguesia de S. João de Ver, pretendo com este artigo de opinião fazer um balanço destes três anos de mandato da Junta de Freguesia, liderada por Nuno Albergaria. Na minha opinião o balanço é mediano e muito aquém das expectativas. Vou explicar porquê!
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades Plurianual que esta Junta se propôs a realizar e que foram sucessivamente aprovadas em Assembleia de Freguesia, muito está por fazer, nomeadamente: a requalificação do Largo das Airas/Quinta do Arieiro/Urbanização Vila Areal/Centro Cultural/Fonte da Levezinha/ Parque Souto Redondo, da construção do Parque de Lazer das Caniças, do Albergue para Peregrinos de Santigo e a pintura da casa Manuel de Oliveira.
Como vêm, estes são exemplos de obras essenciais para a Freguesia e bem-estar da nossa população, que há muito estão prometidas e sem resolução à vista por esta e anteriores Juntas.
Também faço um balanço do investimento municipal na nossa freguesia neste mandato, que é manifestamente negativo! Na minha opinião esta freguesia tem sido preterida e desfavorecida em relação a outras freguesias do Concelho, nas grandes opções de investimento municipal para requalificações urbanas e melhoria de acessibilidades. São exemplos flagrantes e gritantes o desinvestimento da piscina de S. João de Ver gerida pelo Feira Viva, o atraso na requalificação da Av.ª Francisco Sá Carneiro entre o Cavaco e Santa Maria de Lamas, a falta de apoios municipais para requalificação dos balneários do Complexo de Formação do Ervedal e a ausência de apoios municipais para a conclusão das diversas obras a cargo da Junta de Freguesia, já mencionadas anteriormente.
Concluo que infelizmente para S. João de Ver, não será com esta Câmara Municipal e Junta de Freguesia que iremos assistir a “Uma Nova Dinâmica”, prometida em ano eleitoral de 2017. Pois apesar de que ambos os executivos gozarem de amplas maiorias políticas e do mesmo partido, tal conjugação não trouxe os frutos que os Sanjoanenses acreditaram.
Solução passará pelo reconhecimento do nosso atraso estrutural, assumir o nosso orgulho Malapeiro, exigir mais aos nossos autarcas eleitos e escolher bem a quem iremos entregar o nosso voto em 2021!
Protejam-se, um Feliz Natal dentro do possível e Bom Ano de 2021!