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  • Assistência rápida
  • Alecsander Pereira
    21 de Novembro de 2020
  • Foto: YouTube (DR)
    Foto: YouTube (DR)

    Assistência rápida

    Quantas vezes já ajudamos familiares e amigos, seja por não conseguir abrir um ficheiro ou aceder ao e-mail? Ainda mais na situação atual, em que estamos a passar por esta triste realidade de pandemia, em que as pessoas necessitam cada vez mais utilizar o computador. E como devemos evitar às visitas desnecessárias, de forma a conter o COVID-19, muitas das vezes este atendimento é por telefone, visto que, nem sempre as pessoas, seja quem presta o suporte, seja quem necessita, sabem utilizar aplicações de suporte remoto de terceiros como, por exemplo, o TeamViewer ou o Anydesk. Quando quem dá o suporte sabe utilizar, pode existir, dependendo do conhecimento e aversão à tecnologia por parte de quem está a receber a ajuda, o constrangimento ao efetuar o download e instalar a aplicação. Em suma, acabamos por complicar ainda mais a situação ao invés de ajudar a quem está do outro lado da ligação.

     

    ASSISTÊNCIA REMOTA

    O que muitas pessoas não sabem, é que o Windows conta com uma opção de assistência remota. Esta assistência remota já existia no Windows 7 e 8, mas não é user friendly, ou seja, não é uma aplicação de utilização fácil e de forma intuitiva. A pessoa que necessita da assistência, para solicitar o suporte remoto, tem de pressionar as teclas Windows e R para abrir a caixa Executar, depois digitar msra e pressione a tecla Enter. A seguir, deve selecionar a opção "Convide alguém em que confie para o ajudar", clicar na opção "Utilizar o e-mail para enviar um convite", e por aí vai. Do outro lado, a pessoa que vai dar o suporte, também tem executar e seguir o mesmo procedimento. Entretanto, opta por selecionar a opção "Ajudar alguém que o tenha convidado" e, a seguir, deve escolher a opção "Utilizar um ficheiro de convite", o qual já deve já ter efetuado o download que recebeu por e-mail. Puderam perceber o quanto trabalhoso era, e ainda é, visto que, para quem não tem o Windows 10, ainda pode utilizar esta opção, caso não queira utilizar as ferramentas de terceiros.

     

    ASSISTÊNCIA RÁPIDA

    O Windows 10 conta com um novo recurso de suporte remoto, que tem o nome de Assistência Rápida. Este novo recurso, assim como os anteriores, permite que uma pessoa tenha o controle total sobre o computador de quem está a solicitar a ajuda. Entretanto, é mais amigável. Evidente que você só deve utilizar com alguém de sua extrema confiança.

    O primeiro passo é clicar na Lupa, ou, caso esta não esteja disponível, pressionar a tecla Windows, mantê-la pressionada e pressionar a tecla S. Na pesquisa, digitar Assistência Rápida. Clique na aplicação Assistência Rápida. Na janela da aplicação, se for pedir assistência, digite o código de 6 números que a pessoa que está a ajudar vai fornecer e clique na opção “partilhar ecrã”. Aguarde enquanto a aplicação questiona se você quer aceitar o suporte. Se sim, deve clicar em Permitir. Se entender que foi acedido indevidamente, pode clicar em Reportar um possível esquema. A qualquer momento você pode colocar a partilha em pausa ou, então, encerrar a mesma.

    Quem for prestar assistência, deve clique no botão Ajudar outra pessoa. Neste caso, deverá informar o seu e-mail, telefone ou Skype e a senha. A seguir, vai surgir um código de 6 números, que deverá informar à pessoa a qual vai aceder o computador. Este código deverá ser digitado em até 10 minutos. Se for só ver o ecrã, clique na opção Ver ecrã, se precisar proceder com instalações e afins, clique na opção Assumir o controlo total.

    Em tempo: Para que quiser saber mais atalhos de teclado no Windows, poderá obter a informação ao aceder o link www.alecsander.pt/win_atalhos

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