Nos tempos atuais, as empresas com o propósito de ter sucesso, precisam ter uma estratégia de transformação digital (TD) sólida e bem estruturada para cada departamento. E com o Marketing não é diferente! O marketing digital (MD) ganhou importância nos últimos anos devido a essa transformação. Novos canais de comunicação surgiram a par de mais sistemas de organização que deram um novo fôlego de inovação a esta área de negócio.
Porém estas transformações não são fáceis. Por causa da resistência às mudanças, podem ocorrer algumas lutas para conseguir alterar as mentalidades e as formas de trabalho há muito implementadas, de forma que as empresas e os colaboradores saiam da sua zona de conforto.
PENSAR FORA DA CAIXA
Visto que nem sempre será possível conseguir alterar digitalmente toda forma de trabalho da empresa e de seus colaboradores em um piscar de olhos, isso vai fazer com que o processo demore a se implementado. Além do tempo de implementação, será necessário estar bem preparado para as “dores do crescimento” que irão surgir, de forma a lidar com as melhores maneiras de enfrentá-las. Mas isto não pode influenciar as empresas e estas devem começar a operar algumas mudanças cruciais tão breve possa. A implementação começa com o primeiro avanço tecnológico que é realizada no trabalho, e muitas empresas estão a fazer isso.
Com a transformação digital, uma nova era de marketing surgiu e está a acompanhar o crescimento e a evolução da tecnologia
TD x MD
Com o surgir do marketing digital, um número crescente de empresas, de forma a alcançar mais cientes, principalmente no meio online, embarcou em iniciativas digitais, como programas de marketing digital em médias sociais, campanhas de e-mail, design de sites RWD para alcançar clientes em muitos dispositivos, aplicações móveis, entre outras. Se tudo isso faz parte de um esforço de transformação digital ou apenas abordagens táticas de marketing digital é discutível, pois cada parte interessada pode ter uma resposta diferente para essas perguntas, já que existe, de facto, muitas empresas que se envolve com o marketing digital ao invés de se envolver totalmente com a transformação digital. Isso pode ocorrer porque o marketing permite alavancar o maior ponto de contato com o cliente, sem falar no impacto direto na receita.
Por este motivo, é importante saber a diferença entre os dois.
A Transformação digital é o uso de tecnologia para melhorar radicalmente o desempenho ou o alcance das empresas. Trata de repensar o modelo de negócios e construir novas formas de crescimento a partir do zero, alavancando princípios de inovação (inteligência artificial, robótica, sensores, análises, computação em nuvem, mobilidade, código aberto, etc.), pensamento de design, desenvolvimento ágil (adotando mudanças, desenvolvimento rápido e enxuto) e estabelecendo uma cultura digital.
O Marketing Digital é utilizado para atrair, envolver e converter clientes online, através de determinadas táticas e/ou ferramentas (Marketing de conteúdo, Marketing de social media, Motor de Otimização de Busca, Marketing de busca, Gestão de Publicidade, Geração de Leads, Remarketing, Analytics, etc.)
O MD depende de informações, o que uma TD bem implementada pode ajudar a obtê-las. Mas não podemos nunca esquecer que devemos sair da zona de conforto.
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