Depois da minha primeira publicação, sobre o dever de gratidão pela Obra doada pelo Padre Domingos A. Moreira, ilustre Feirense, não me sentia bem, sem uma referência à memória do meu saudoso e exemplar Amigo Dr. Abílio Ferreira da Silva.
O Dr. Abílio, foi médico pediatra, antigo professor primário na Escola da Avenida em Fiães, incontestável homem da Cultura, escritor, dramaturgo, articulista e incontestável Homem da Cultura Fianense, terra dos seus ascendentes, onde viveu a maior parte da sua vida com dedicação e coração aberto, pelo trabalho desenvolvido sempre com intensão em difundir, a Cultura e enaltecer a Terra das suas raízes que ele sentia como verdadeiro Fianense, apesar do registo não corresponder com a cédula de nascimento.
Entre vários campos de ação, lembro a sua sempre e prestigiosa colaboração no teatro amador, palestras, serviços profissionais, assistências clínicas em coletividades desportivas e solenidades da Igreja, e naturalmente como mentor, responsável e coordenador durante anos nas importantes realizações da CDPAC – Comissão de Defesa do Património e Acção Cultural-- pela qual se empenhou, em variadas realizações, entre as quais lembro as cinco Exposições de Artesanato, duas ou três Feiras do Pintor, criação dum pequeno Núcleo Museológico, conferências, teatro e outros eventos, sem esquecer a famosa ‘Revista Ulfilanis Villa’ – órgão responsável por grande parte na divulgação e conhecimento da História de Fiães.
Mais factos podiam constar no rol a justificar a gratidão, que julgo dever ser manifestada pelas autoridades e população Fianenses, que creio e espero ser possível realizar num curto espaço de tempo.
Atos de reconhecimento e homenagens, servem de exemplo e de motor para a juventude refletir e trabalhar a favor de enaltecer a sua terra, para além da justiça que deve ser imitada para muitos outros Fianenses, que devem sem lembrados, pelas suas contribuições a favor da comunidade!