Nenhum de nós suspeitava o que o ano 2020 tinha reservado para a Humanidade em geral. Um bicharoco tão pequeno, a que deram o nome de COVID-19, conseguiu parar o Planeta e alterar por completo a vida de muitas pessoas. Nas notícias, fomos e somos, constantemente bombardeados com os números avassaladores de infetados e de mortes em todo o Mundo; fomos invadidos por imagens terríveis e assustadoras de diversos países; o medo, a ansiedade e a preocupação do “será que estou a fazer tudo corretamente para me proteger a mim e aos meus?” entraram nas nossas vidas de rompante sem pedir autorização e viraram os nossos corações do avesso.
E agora? Como é que vamos gerir tudo isto? Como vai ser a nossa vida a partir daqui? Muitas perguntas vão surgindo na mente de cada um, a preocupação e o medo irão continuar a estar presentes por mais uns tempos no nosso dia-a-dia. Por isso, é fundamental que a par de tudo menos bom que esta pandemia nos trouxe, sermos capazes, de agora, olhar para trás, com os olhos do coração, e permitirmo-nos arrumar e organizar os nossos pensamentos e sentimentos relativamente a este (longo) período.
Sugiro que pare por breves momentos e pense: No que é que a sua vida mudou desde então? Que características/capacidades suas vieram ao de cima e que talvez nem soubesse que estavam dentro de si? Talvez passou a trabalhar a partir de casa ou então teve que continuar a sair para que o Mundo pudesse continuar a girar. Talvez possa ter tido oportunidade de assistir de perto às aprendizagens e às gargalhadas do seu filho mais vezes. Terá iniciado um projeto que há muito estava guardado na gaveta. Começou a cozinhar ou a fazer experiências novas na cozinha. Encontrou formas alternativas de se manter ligado e próximo às pessoas da sua vida. Percebeu o que/quem é realmente importante para si. Passou a valorizar coisas novas. Existem imensas possibilidades e cada pessoa encontrará pequeninas mudanças e aprendizagens que foi fazendo ao longo deste tempo. Procure o que há de novo em si e no seu coração e deixe-se surpreender por isso mesmo. Que mudanças quer manter na sua vida?
Nós não podemos alterar o passado, nem vamos poder controlar o futuro, mas podemos (e devemos) decidir como nos queremos sentir a partir daqui e fazer com que este tempo tenha sido de paragem apenas para o Planeta. Porque nós continuamos a crescer, a evoluir e a aprender. Só precisamos de estar sensíveis às mudanças e de percebermos o que é que este momento de viragem nos trouxe. Se todo este alvoroço trouxe alterações (muito) positivas para o Planeta Terra, não terá trazido para nós também? Procure-as dentro de si e sinta-se grato por cada aprendizagem. Só assim conseguiremos fazer as pazes com estes novos tempos, só assim conseguiremos deixar o medo ir embora e voltarmos a ter um coração totalmente livre!