Um amigo há dias telefonou-me, para informar o seguinte:
--- Sabes de que a Junta de Freguesia (de Fiães) com a aprovação da Assembleia de Freguesia e da Câmara vai gastar na Quinta do Inspetor mais de 300 mil euros, para arranjar uma nova sede e mudar a Junta de Freguesia?
--- Sim… sabia desse propósito, que já vem de longe, mas sempre pensei, que isso não podia acontecer, porque é um absurdo, que não dá para entender!
A propósito, para quem não sabe de que no dia 6 de Janeiro de 1946, houve um acto eleitoral na Escola da Avenida para eleger nova Junta de Freguesia, realizada livre e democraticamente, com fiscais presentes dos candidatos presentes, porque a importância do resultado era tal, que até foram buscar a casa os doentes, idosos e os feirantes que estavam na praça em Canedo (mercado importante da época). Tudo só somar mais votos!
-- Porquê? (pergunta o amigo)
-- É que, desde o início da 1.ª República, na parte sul da freguesia, nunca tinha havido um presidente de Junta. O cargo era sempre ocupado por indivíduos do lado norte. Como não havia sede própria, as pessoas, tinham de se deslocar à residência, mas o pior eram as vantagens para a parte de Macieira e o desprezo da parte de Além.
Como a maioria dos habitantes estavam em desacordo para a localização dos Correios, era importante que o Presidente fosse a favor da sede ficar no centro da freguesia. A razão maior, foi essa, mas porque se vê agora, estão a querer voltar ao passado com a sede da autarquia! Gostava de adivinhar a razão desta atitude? O edifício da ex-Casa do Povo, não terá melhores condições, mais central e quase sem despesas? Criar melhores condições no edifício próprio onde está atualmente, não fica mais barato e melhor localizada?
Quando compraram o terreno e casa do padre Zé, alegaram que era para a Unidade de Saúde, mas passado mais de uma dezena de anos, nada mais se soube sobre a demora, porquê? Agora pode dar jeito…
Diz o meu amigo: --- O rego da corga, volta a ser a fronteira e divisão da freguesia, como as rivalidades dos leilões nos anos de 1940. Como no próximo ano temos novas eleições, os partidos que tenham atenção, porque aquele que seja a favor de anular o propósito, tem todas as possibilidades de ganhar as eleições?
-- Espero bem, que haja juízo, porque a responsabilidade é maior do que se pode imaginar!