Isto é uma vergonha. Em todas as freguesias existem reclamações acerca da limpeza das ruas (valetas) e até de equipamentos sujos e abandonados, coisa que nunca se viu quando as freguesias eram independentes. E o pior é que ainda andam por aí muitos políticos papagaios a defender a União de Freguesias (UF). Para mim, deveriam ter vergonha porque isto não acontece apenas na nossa União, mas sim em quase todas, no entanto vou falar apenas de Guisande, que é a minha freguesia e a mais esquecida da União.
Fui autarca entre 1997 e 2005, sei as receitas que tínhamos e os respetivos orçamentos. Fizemos muitas obras, mas desde a UF, tudo parou. Dizem, finalmente, que vão agora requalificar a capela mortuária, é melhor que nada. Não escrevo isto com prazer, é a verdade nua e crua que todos os guisandenses já viram e já disseram, também, que pode ter sido por o Partido Socialista ter ganho. Será verdade? Eu não acredito que assim seja, se não, tínhamos um executivo que não sabia lidar com a democracia.
Mas também há outros culpados desta situação. Os eleitos por Guisande, que fazem parte do Executivo e da Assembleia, têm de se impor mais. Comigo isso não se passava, era eu que impunha as regras em relação às receitas da minha freguesia, e quando me faltassem ao respeito, batia com a porta.
Continuando a falar de Guisande, foi por tudo isto que fizemos uma petição e, assim, voltámos a ser independentes. Não é aceitável que no primeiro mandato, após a UF, não se tenha feito rigorosamente nada na freguesia. O Executivo escondeu-se atrás de uma dívida, deixada pelo executivo anterior antes da União, que no meu tempo de autarca não era nem mais nem menos que ano e meio de receita.
As estradas em Guisande, após a UF, não levaram tapete em lado algum, a não ser 200 ou 300 metros, na altura das eleições autárquicas, por ser junto às secções de voto, quando tínhamos aqui estradas muito piores.
Como referi acima, foi por tudo isto que fizemos uma petição à Freguesia de Guisande, e toda a gente presente respondeu que queria a sua independência, agora vamos ver se assim acontece, até porque este executivo (é persona não grata) e ao entrar numa campanha eleitoral autárquica podem ser corridos a vassourada quando forem pedir o seu voto.
Vamos ver também o que vai acontecer relativamente à reversão das freguesias. Sabemos que Pigeiros, Vale e Guisande, através das suas petições, querem a sua independência, das outras não sabemos nada, até porque não se pronunciaram sobre isso.
Agora vamos esperar pela resposta da Câmara e Assembleia Municipal. Em relação à Câmara, não parece estar a portar-se muito bem. Viu-se agora com Pigeiros, ao não respeitar a vontade da sua população, e o mais grave é que em 2016 houve uma proposta apresentada pelo BE à Assembleia Municipal, para reversão das freguesias, e todos votaram a favor. Alguma coisa não está bem.
Não compreendo isto, mas vamos esperar, até porque se a Câmara e a Assembleia não se portarem corretamente connosco, nas próximas eleições autárquicas teremos de conversar.