Tenho ultimamente sido um acérrimo crítico de V/Exa., e por essa razão deixe-me dizer-lhe que nada me move contra a pessoa do Dr. Emídio Sousa, que merece todo o meu respeito e cada vez mais perde na minha consideração. Mas apesar disso, jamais perderei o respeito pelo cargo que ocupa, mesmo quando ultimamente as suas posições deixam mal, muito mal a confiança legítima que os cidadãos necessitam depositar no Poder Local.
Deixou-me estupefacto as razões que o sr. presidente apresenta para não solicitar a resolução do contrato com a empresa A P Parques S.A.. Se não fosse um assunto tão sério, poderíamos estar a rir da sua ingenuidade ou a aconselhar a Câmara a não gastar tanto dinheiro em gabinetes de comunicação, que não funcionam e dispender ainda mais em gabinetes jurídicos.
Seria bom que tomasse consciência de que com tais atitudes, o senhor presidente aparenta estar uma vez mais a defender interesses de grupos económicos e não os interesses dos Feirenses. Nada na razão, ou a favor do interesse dos Feirenses, impede que a Câmara peça a resolução daquele contrato, a não ser a fidelidade ao que aparenta ser uma velha amizade herdada do seu antecessor e que insiste em manter, cobrando os custos aos Feirenses.
Revoltei-me quando li a sua afirmação: “A partir do momento que a concessionária deixar de cobrar, volta-se à situação caótica”. Mas o senhor tem noção do caos em que se encontra toda aquela zona? Não, não tem! Sabe porquê? Porque V/Exa. parece pouco ou nada se interessar pelos problemas da cidade e do Concelho e pelo que nos mostra não está nem perto, quando é preciso vir à praça defender as pessoas que jurou servir. A mensagem que nos transmite é que não consegue deixar de viver obcecado com a sua imagem, servir logicas partidárias e quem “patricionou” a sua eleição e quando precisa de estacionar o veiculo em que se faz transportar tem reserva de lugar, sem obrigação a pagamento, V/Exa e todo o seu executivo e ao que parece o ex-presidente da Câmara que para si é um presidente emérito, como se isto fosse uma monarquia, ou uma igreja.
Faça um favor a si próprio e fale com os comerciantes, com quem tem um escritório ou com qualquer Feirense que necessite de vir ao centro para tratar da sua vida e constate por si a realidade e dará conta da profundidade da cova onde se acabou de enterrar com tal afirmação.
Cai por terra toda e qualquer justificação que V/Exa queira apresentar para justificar a passividade com que geriu este assunto tão lesivo aos interesses dos Feirenses e da própria Autarquia, favorecendo a empresa e os donos da mesma, amigos de longa data.
Como não se espera que o presidente, ou o seu executivo nos venha revelar eventuais cumplicidades entre a Câmara e o grupo a que pertence ou pertencia a A P.Parques S.A., ficamos na expectativa que o presidente ca Câmara, uma vez no seu mandato respeite os seus eleitores, defendendo os seus interesses e se deixe de justificações que são completos atestados de imbecilidade que o senhor passa aos Feirenses.
Como se este filme vergonhoso não fosse suficiente para o currículo de um presidente de Câmara, V/Exa decidiu protagonizar mais um momento triste com a Comunicação Social ao convocar uma conferência de imprensa para fazer uma comunicação que já tinha sido feita à imprensa nacional um dia antes. A sua necessidade de brilhar está a ofuscar-lhe a razão, o que é lamentável, porque com isso o senhor está a caminho de perder o respeito que deve aos jornais (pelo menos, aos sérios) e rádios deste Concelho e aos Feirenses.
Pare um momento para refletir e se for capaz desse exercício, questione-se como se sentiram todos os jornalistas feirenses quando receberam a convocação? Já não vou questioná-lo se tem noção do que sentem as Administrações sobre o seu constante desrespeito, desprezo e falta de senso para com as nossas empresas, as mesmas que o senhor não se cansa de dizer que defende!
A mim já pouco me admira, Infelizmente…
Mas não se atreva a pensar que desisto!
Atente que são cada vez mais os feirenses que pensam como eu!
Respeitosamente
Jorge Braga Brandão de Andrade