A propósito da entrevista de Paulo Lopes, ex-guarda-redes do Feirense ao jornal “A Bola”, onde destaca Paulo Santos, julgo ser de capital importância referenciar algo que tem contribuído para a afirmação dos fogaceiros, os guarda redes.
Ao longo dos anos o Feirense tem-se afirmado pela qualidade dos seus guarda-redes, que todas as épocas se têm destacado pela positiva. Paulo Lopes, Giorgi Makaridze, Vaná, Caio Secco, entre outros, todos passaram pelas mãos do “Mestre” Paulo Santos. Há um denominador comum em todos, foram trabalhados pelo mesmo treinador e todos lhe reconhecem mérito. Sem ninguém dar por isso, o Feirense tem inquestionavelmente o treinador de guarda-redes que melhores resultados tem conseguido em Portugal. Paulo Santos, um homem da casa, ao contrário do que diz o ditado popular, tem feito autênticos milagres. No Feirense mudam treinadores, mas o homem dos guarda-redes tem lá ficado e os resultados são visíveis.
Paulo Santos entrou para o Feirense nos iniciados, tendo permanecido de castelo ao peito até ao terceiro ano de seniores. Fez parte da equipa de juvenis comandada por António Luís Bernardes que foi terceira nacional, apenas superada pelo Benfica e Guimarães. Depois do Feirense passou por Oliveirense, Sandinenses, Lamas, Sporting, Sanjoanense, Académica, Estrela da Amadora, Maia, Cucujães, Ermesinde e regressou a casa. Sim, voltou ao Feirense, pela mão de Lércio Pinto, tornando-se no ano seguinte adjunto de António Caetano. São já 20 anos a trabalhar os guarda-redes do Feirense, com os resultados que todos reconhecem.
Apenas para recordar que Paulo Lopes saiu do Feirense para o Benfica, Giorgi Makaridze saiu para o Moreirense, mas já foi público o interesse de Benfica e Porto, Vaná foi para o Porto e Caio Secco para onde irá? Na calha já está Bruno Brígido e Dele Alampsu, qual dos dois se seguirá como guardião do ‘Castelo’.
Em dois meses de Liga NOS, Caio Secco ganhou dois troféus de guarda-redes do mês. O reconhecimento ao guardião do ‘Castelo’, mas também ao trabalho que é feito dia após dia por Paulo Santos.
Parabéns ao “Mestre” Paulo Santos, um homem da casa, mas com valor mais que comprovado. Muito do sucesso do Feirense saí do trabalho do seu treinador de guarda-redes.