A professora Margarida França, do Colégio das Terras de Santa Maria, foi a vencedora do Dugga Teacher Award 2022 para a Europa, distinção anual do Dugga Digital Assessment que premia os esforços para impulsionar a transformação digital no setor da Educação.
A docente de Ciências Naturais da Escolaglobal foi uma das três premiadas, juntamente com Keagan Bosch, do Wembley College, da África do Sul, e Pelle Sjöholm, do Rosendalsgymnasiet, da Suécia, por “impulsionar a transformação digital para aumentar a qualidade e a igualdade na avaliação; tornar a sua escola uma pioneira na utilização de processos digitais de avaliação para a melhoria dos resultados de aprendizagem; e por inspirar e motivar outros professores a alcançar a excelência pedagógica”, explica a Dugga, em comunicado.
“O que sempre me inspirou não foi o ensino, mas experimentação e a atividade laboratorial. Isso conduziu-me à microbiologia e mais tarde à segurança alimentar. Essa foi a razão que me trouxe até à Escolaglobal onde me lançaram o desafio de conciliar a segurança alimentar e o ensino. Abracei há 14 anos o desafio e hoje não me imagino a não ser professora”, explica Margarida França, uma das docentes envolvidas no projeto STEAM da instituição, iniciado em 2017.
Criado em 2020, o Dugga Teacher Award é um prémio atribuído anualmente pela plataforma de exames digitais, um spin-off de um projeto de pesquisa da Stockholm School of Economics, Stockholm University, Royal Institute of Technology, Umeå University e da HAN University of Applied Sciences and Stics Research.
Desde o lançamento do seu projeto de tecnologia educativa que a Escolaglobal tem vindo a substituir, gradualmente, os momentos de avaliação sumativa e formativa em papel por testes, questionários e exercício digitais. Transformação essa que foi acelerada com o despoletar da pandemia de Covid-19, em março de 2020.
Para o diretor-geral, Nuno Moutinho, o futuro passa por aqui: “A comunidade educativa - alunos, professores e pais – tem-se apercebido das inúmeras vantagens da realização de avaliações no computador face às provas realizadas em papel e, por isso, estou certo de que no futuro teremos o Dugga como a única ferramenta de avaliação na nossa escola”.
A Ecolaglobal é um grupo de escolas privadas que possuem gestão comum: o Externato Paraíso dos Pequeninos, no Edifício Avó Aninhas, no Europarque; e o Colégio das Terras de Santa Maria, em Argoncilhe. A instituição foi reconhecida, pelo oitavo ano consecutivo, como uma Microsoft Showcase School, o título máximo atribuído pela gigante norte-americana às escolas mais inovadoras do mundo quanto ao recurso à tecnologia nos seus processos de ensino-aprendizagem.