No âmbito das parcerias Erasmus+, os docentes do Agrupamento de Escolas de Canedo trabalharam em cooperação com escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Ilha de Reunião, da Bulgária e da Turquia, sob o tema ‘Escola Inclusiva e Diversidade’.
“Ao longo de 36 meses viajaram até essas longínquas escolas, receberam formação, tiveram contacto direto com metodologias aplicadas nas escolas europeias e tomaram conhecimento/desenvolveram materiais, a fim de promoverem uma prática pedagógica mais inclusiva e integradora”, refere o Agrupamento de Escolas de Canedo, em comunicado.
O estabelecimento adianta que o projeto permitiu “conhecer melhor a escola inclusiva e ter uma gestão criteriosa dos processos escolares”. “A inclusão na educação é uma oportunidade para as escolas fornecerem educação de qualidade às crianças, independentemente das suas necessidades educacionais, sua etnia, seu status socioeconómico ou as restrições do ambiente em que crescem”, considera a escola, justificando que essa foi a motivação para a realização do projeto, que irá contribuir para “os professores desenvolverem habilidades essenciais; para identificarem dificuldades de aprendizagem; pôr em prática estratégias para apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem usando o conhecimento e as práticas aprendidas durante as ações formativas”.
O Agrupamento de Escolas de Canedo foi, de 21 a 25 de março passado, anfitrião, após ter recebido seis professores da Ilha de Reunião, oito da Turquia e quatro da Bulgária. O ponto alto do encontro ocorreu no seminário realizado na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, sob o tema ‘A Diversidade’.
Na região de Santa Maria da Feira, os professores convidados visitaram monumentos icónicos e locais de valor arquitetónico, tendo sido partilhados costumes, tradições e gastronomia ao longo destes dias.