Com o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho efetuado pelos docentes do Agrupamento de Escolas de Canedo ao longo dos três últimos anos letivos, e em particular do ano que agora finda, numa perspetiva de partilha e de melhoria contínua, o estabelecimento de ensino realizou, nos dias 18, 19 e 20, as jornadas subordinadas ao tema ‘Ousar fazer melhor’.
O evento iniciou com um momento musical protagonizado pelo professor Rodrigo, na guitarra, e pelos ex-alunos Filipe, no saxofone, e Mariana, na voz.
“O programa foi intenso e diversificado, destacando-se, desde logo, na sessão de abertura, a presença do professor Eusébio André Machado, coordenador nacional do projeto Maia. Na sua intervenção, sobre o tema ‘Avaliação por competências e processos de monitorização’, o professor mostrou-se agradado pela forma como o AE Canedo se desafia querendo ‘ousar fazer melhor’, porque é esta ousadia que permite desburocratizar e centrar a atenção no essencial, onde a avaliação formativa se apresenta ao serviço do desenvolvimento das competências como promotora de aprendizagens significativas”, dá nota, em comunicado de imprensa, o AE de Canedo.
Ao longo dos três dias decorreram várias sessões temáticas, nas quais docentes e alunos partilharam experiências afetas aos projetos que desenvolveram, em conjunto ao longo do ano, como são os casos do ‘Projeto 5+’, do ‘CLIL’, do ‘Erasmus +’ e do ‘Etwining’, assim como do trabalho interdisciplinar nas Oficinas do Conhecimento e das Ofertas Complementares.
‘Atividade Física como Medicamento’, ‘Alternativas’ e ‘Azulejo’ foram os workshops dinamizados pelos professores Marco Miranda, Adão Silva e Ângelo Ribeiro, respetivamente.
O programa terminou com uma visita cultural à cidade do Porto, orientada pelo professor Ângelo Ribeiro, sob o tema ‘O azulejo no Porto’, seguindo-se um almoço convívio nas instalações da Escola Básica de Canedo.
De salientar que, na sessão de encerramento, foi apresentado o primeiro número da Magazine ‘XYZ’, editada em formato digital, e que pretende ser um espaço de reflexão sobre educação e ensino pelos seus múltiplos atores.