Em funcionamento há 115 anos, a Linha do Vouga, que une em toda a sua extensão Aveiro a Espinho, mostra – há várias décadas – condições deficitárias, quer no equipamento circulante quer no traçado, e o seu encerramento chegou a ser equacionado. A resiliência de populares e autarcas locais impediu-o, mas poucas ou nenhumas foram as intervenções realizadas, pelo menos até 2022, quando se iniciaram obras no troço, e apeadeiros, entre Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira. O Plano Ferroviário Nacional prevê a requalificação integral da via, com manutenção da bitola métrica, mas há quem defenda a alteração para a ibérica, utilizada em toda a restante rede ferroviária nacional. A ligação direta à Linha do Norte (e ao Porto) – ou com ligação no interface em Espinho – é uma das principais reivindicações para o futuro. Estima-se que 600 mil utilizadores usufruam do Vouguinha anualmente. O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, absteve-se de fazer qualquer comentário sobre o tema
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