Atribuição de Diploma de Mérito Municipal, protocolo de cooperação com a Câmara Municipal da Boa Vista (Cabo Verde) e apoio aos agrupamentos de escola para visitas de estudo
Jorge Pereira, barbeiro e cabeleireiro desde 1993, de Argoncilhe, que conta com 30 anos de carreira, seguindo os passos do seu progenitor, foi distinguido com o Diploma de Mérito Municipal, com unanimidade do executivo, após voto por escrutínio secreto. Emídio Sousa adjetivou-o como um “profissional altamente qualificado, que tem concorrido a prémios nacionais, ibéricos e europeus e que tem obtido medalhas de 1.º e 2.º lugar”.
--
Aprovada, com unanimidade, a minuta do Protocolo de Cooperação e Amizade entre a Câmara Municipal da Boa Vista, de Cabo Verde, e o homólogo órgão político de Santa Maria da Feira. Recorde-se que uma delegação cabo-verdiana visitou o Concelho durante a última edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, tendo-se mostrada “muito interessada na partilha de know-how”, querendo formalizar uma “estreita colaboração”, disse Emídio Sousa.
--
O Município vai atribuir uma verba aos agrupamentos de escola do Concelho, para apoiar as visitas de estudo, no valor de 5,85 euros por aluno. Manuela Alves insurgiu-se contra uma nomenclatura patente do documento: “as escolas e os professores não ‘fazem passeios recreativos de natureza turística’, fazem visitas pedagógicas”. A socialista e Gil Ferreira trocaram argumentos, tendo Emídio Sousa 'arbitrado' o debate, levando o tópico à aprovação.