Integrada nos bancos dos modelos Mobilize Duo e Mobilize Solo, e também no painel interior traseiro deste último veículo, a cortiça foi selecionada por tratar-se de uma matéria-prima natural e sustentável
A cortiça da Corticeira Amorim é utilizada no interior dos novos carros 100% elétricos Mobilize, a marca de mobilidade urbana do Grupo Renault. Integrada nos bancos dos modelos Mobilize Duo e Mobilize Solo, e também no painel interior traseiro deste último veículo, a cortiça foi selecionada pelo facto de tratar-se de uma matéria-prima natural e sustentável. Fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, a cortiça confere ao Mobilize Duo e ao Mobilize Solo “conforto, bem-estar e leveza”.
Em comunicado de imprensa, a Corticeira Amorim acrescenta que a cortiça contribui ainda “ativamente para a promoção de um design singular, disruptivo e inovador, para o incremento de elevados índices de sustentabilidade e para o reforço das práticas de economia circular”. De resto, e empregando técnicas de termoformação, a solução de cortiça usada em ambos os automóveis é combinada com materiais reciclados. Concebida quer para suportar o teste do tempo, quer para garantir a comodidade dos passageiros.
O Mobilize Duo e o Mobilize Solo, apresentados na última edição do Paris Motor Show, foram desenvolvidos com 50% de matérias-primas recicladas e são 95% recicláveis, obedecendo aos princípios do ecodesign: “A ideia é redefinir o conceito de mobilidade urbana, tornando-a mais apelativa, atraente e divertida. Ideais para a condução em cidade, de tamanho muito reduzido e pegada diminuta, os automóveis Mobilize, e devido à sua arquitetura eletrónica conectada, permitirão igualmente melhores serviços em rede”.
De acordo com o VP Design da marca Mobilize, Patrick Lecharpy, “o design dos nossos veículos e serviços espelham o ADN da marca Mobilize. Inspiramo-nos nas marcas urbanas para desenvolver objetos que permitam a mobilidade e que vão além das convenções tradicionais. Com o Mobilize, estamos a inventar todo um novo conceito de mobilidade centrada na tecnologia digital e que gira em torno do próprio objeto. As pessoas vão escolher a marca Mobilize pela experiência que oferece: oferece sustentabilidade aliada à mobilidade, além de ser divertido, conveniente, robusto e fácil de utilizar”
Uma opinião partilhada pelo presidente da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, para quem “é gratificante participar na revolução em curso no domínio dos transportes. Seja o transporte automóvel, o transporte ferroviário ou o transporte aéreo. A imperiosa necessidade de descarbonizar a economia torna a cortiça um material indispensável nesta urgente mudança de paradigma. Os infindáveis atributos da cortiça estão ao dispor de um planeta mais sustentável”.