O Feirense joga domingo, 8 de janeiro, o primeiro jogo oficial de 2023, com uma deslocação ao terreno do Benfica B. A equipa de Rui Ferreira está há quatro jogos sem ganhar para o campeonato.
Ano Novo, vida nova. Esta é certamente uma das frases mais ditas, lidas ou ouvidas nos dias que antecedem ou sucedem a entrada de um novo ano e será também um dos pensamentos que mais pairam sobre toda a estrutura do futebol profissional do Feirense. Isto porque a equipa orientada por Rui Ferreira terminou o ano transato, frente ao Tondela (1-1), com o quarto empate consecutivo em jogos para a Segunda Liga, estando sem vencer para o campeonato desde 23 de outubro.
É certo que o cenário é mais favorável se incluirmos na equação os jogos da fase de grupos da Taça da Liga — realizados integralmente na paragem do campeonato devido à realização do Mundial no Catar, com o Feirense a alcançar duas vitórias e dois empates, ficando muito perto do apuramento para os quartos de final da prova —, que antecederam o empate caseiro frente ao Tondela, mas, neste primeiro jogo de 2023, os fogaceiros quererão certamente regressar aos triunfos na Liga 2, sob pena de se atrasarem, ainda mais, na corrida aos lugares de acesso direto à subida ou do lugar de play-off de acesso à mesma.
Para esse desiderato a equipa de Rui Ferreira terá de vencer o Benfica B, no centro de treinos do clube encarnado, em partida marcada para domingo, 8 de janeiro, pelas 14 horas, a contar para a 15.ª jornada da Liga 2, adversário que até costuma ser um bom ‘cliente’ para os fogaceiros. No (curto) histórico de confrontos de 13 jogos, o Feirense venceu oito vezes e perdeu apenas duas, marcando 21 golos contra os 14 sofridos. Por exemplo, na época passada, para a segunda Liga, o Feirense foi ao Benfica Campus vencer por 2-1, com um dos golos a ser apontado por Jardel Silva, máximo goleador dos fogaceiros nesta temporada (o outro foi marcado por Zé Ricardo, que já não se encontra no emblema de Santa Maria da Feira).
Refira-se que também as jovens águias quererão entrar no novo ano a interromperem a série de maus resultados, pois acumulam duas derrotas consecutivas, a última das quais nos últimos dias de 2022, frente ao Nacional da Madeira (2-0).
Relativamente às equipas prováveis, atendendo às referidas séries de jogos sem vencerem, são de esperar novidades em ambos os conjuntos. No Feirense, jogadores como, por exemplo, João Oliveira, Tavares ou Fábio Espinho podem regressar à titularidade.