O Correio da Feira (CF) completou a 11 de abril de 2022 o 125.º aniversário. Mais um ‘número redondo’, celebrado ainda em circunstâncias difíceis, agravadas com uma pandemia que perdura, ainda que com menos estrições, e uma guerra em pleno continente europeu. No entanto, a equipa continua empenhada em levar até aos seus assinantes, leitores e parceiros, a melhor e mais atual informação, com isenção e total independência.
Cientes da responsabilidade que acarretam 125 anos de história, e estórias, do papel fundamental do jornalismo na democracia, e do jornalismo regional nas democracias locais, preparámos uma edição ‘especial’ em que procurámos sustentar um dos princípios basilares da atual linha editorial: honrar uma história, agora, com 125 anos, sem nunca deixar de projetar um futuro evolutivo.
Assim, recolhemos testemunhos de antigos diretores e colaboradores (e um ainda colaborado, o ‘nosso’ Carlos Fontes), que trazem memórias que são verdadeiros espólios, falámos com um assinante com mais de 50 anos de ‘ligação’ ao CF, e um outro, mais jovem e com apenas assinatura digital. Contactámos ainda um assinante feirense residente na Suíça, qua mantém a sua assinatura, mesmo à distância, mas agora digital.
Convidámos ainda quatro ‘especialistas’, ilustres feirenses nas suas respetivas áreas, Fátima Araújo (jornalismo), Milton Severo (ciências), Carlos Martins (cultura) e Joaquim Milheiro (desporto), para projetarem o futuro. As peças alusivas ao 125.º aniversário contemplam ainda o contributo institucional, através das palavras do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.
A todos os nossos agradecimentos por partilharem experiências e conhecimentos. Mas também o nosso obrigado a Si, que todos os dias, através da página online do Correio da Feira (www.correiodafeira.pt), ou quinzenalmente, na versão em papel, nos acompanha, segue, partilha, assina ou adquire. Um final e enorme muito obrigado a toda a equipa do CF.