Antes de vos transmitirmos os habituais votos natalícios, desejamos prestar homenagem a uma distinta Senhora, de quem a cidade e o Concelho se despediu recentemente, precisamente no mês em que celebramos o nascimento do Salvador.
A Senhora Dona Maria Helena Toscano Coimbra Vilaça, ‘mestra’ de uma arte de doces, em forma de bolinhos, que ‘carregavam’ o nome da sua família, os Coimbra, após uma vida longa, deixou-nos no início deste mês. Infelizmente, nos últimos anos, o peso dessa longevidade tornou-se ingrato, devido a sofrimento que o físico nos impõem imerecidamente.
A mãe nunca devia sofrer. Se a morte é um desígnio dos filhos de Deus, pois a da nossa mãe deveria ser como a da Mãe de Deus; o adormecimento tranquilo, com os filhos a seu lado.
Por estes tempos, certamente, poucos Feirenses conheciam esta distinta e reservada feirense, que residiu toda a sua vida neste centro histórico, paredes meias com a velha Câmara Municipal e durante muitas décadas vizinha do Correio da Feira. Senhora do mais bonito edifício da Rua Direita, apresentando-se sempre o mais bem preservado, berço dos únicos e inigualáveis ‘Bolinhos Coimbra’.
Esposa dedicada, mãe exemplar, era senhora de fino trato, que não se escusava a uma conversa com os amigos, sempre com agradável sorriso que sobressaía quando a conversa pendia para recordações de outros tempos, que lhe traziam à lembrança amigos sempre presentes, mas já partidos.
Os seus famosos ‘Bolinhos Coimbra’ fizeram a delícia de muitos lanches e chás e levaram o nome da Vila da Feira para além das fronteiras deste Concelho.
As mais requintadas pastelarias e confeitarias do Porto apresentaram-nos como um dos mais finos biscoitos, para servir na mesa mais distinta, em momentos de família ou de cerimónia. A par da nossa ‘rainha’, a Fogaça, os Bolinhos Coimbra e os queijos Maf foram durante décadas as marcas do que de melhor se produzia nesta pequena Vila, que vivia do papel selado, à sombra de um castelo muito pouco conhecido.
Para um feirense atento é sempre motivo de orgulho (quase vaidade) entrar numa confeitaria e ver nas suas montras os discretos, mas deliciosos Bolinhos Coimbra.
“Esses docinhos são da minha terra”. Se não o dizemos imediata e irreflectidamente, uma coisa é certa, não o deixamos de pensar. “E eu conheço a Senhora que os faz.”
A Senhora Dona Helena não só nos adocicou a vida, criando na memória do palato um sabor inesquecível, como foi, certamente sem planear, uma embaixatriz da nossa terra. Com os seus bolinhos levou longe o nome da Vila da Feira, sim, porque são assim que também são conhecidos, os bolinhos Coimbra: os Bolinhos da Vila da Feira.
Por tudo que nos ofertou, a Administração do Correio da Feira não podia deixar de render-lhe homenagem, num sincero sentimento de gratidão.
Aos seus filhos, noras, netos e demais família, resta-nos apresentar os nossos votos de pesar, pela perda desta matriarca exemplar e feirense destacada.
Jorge de Andrade